terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Uma visão alargada das TIC - Ensino à distância


Comentário ao artigo:

Ensino à distância - multimédia e gestão in Revista Formar, nº 39, Abril/Maio/Junho de 2001


O ensino à distância terá tido início nos finais do século XIX, em Inglaterra e o seu aparecimento terá sido motivado, fundamentalmente, por razões sociais, tendo como principal objectivo uma possível melhoria, quer a nível de estatuto social, quer de estatuto profissional.

Desde então, o ensino à distância sofre evolução ao ritmo das inovações tecnológicas dos suportes que servem de base para a disponibilização de conteúdos.

Todavia, é importante fazer referência a alguns marcos significativos que impulsionaram alterações substanciais nos processos de ensino-aprendizagem, quer pela inserção de materiais de ensino de valor elevado, quer pelo aumento das condições de interacção entre formandos e formadores/tutores. Sendo estes a:

  • Introdução da televisão nos sistemas de formação à distância – Permitiu aos formando visualizar os seus formadores e uma melhor aquisição de determinados conteúdos através da utilização de ilustrações e demonstrações de gestos e atitudes;
  • Popularização do videogravador – Acarretou o mesmo tipo de vantagens que o uso da televisão permitiu, com o acréscimo de uma outra vantagem, a possibilidade de visionamento repetitivo dos conteúdos disponibilizados;
  • Utilização do fax – Possibilitou a comunicação escrita de forma rápida e eficaz;
  • Generalização da telemática, sobretudo da internet – Facilitou a atenuação dos principais problemas deste tipo de ensino: o sintoma de isolamento e diminuição do tempo de resposta às questões colocadas ao sistema formador.


“A Internet e as Ferramentas multimédia vieram trazer aos sistemas de formação desafios impensáveis há meia dúzia de anos.”


Sendo efectiva, a afirmação anterior, para o ensino/formação presencial, mais sentido fará aplicada ao âmbito do ensino/formação à distância. Sobretudo, com o aparecimento da Internet, com a trivialização de documentos multimédia, conferiram ao ensino à distância ferramentas vigorosas que vieram possibilitar a melhoria da qualidade dos serviços disponibilizados aos seus utilizadores. Permitindo a utilização de pedagógicos mais atractivos e facilitando a comunicação dos formandos com os tutores e com os colegas.

A invasão constante da Sociedade da Informação no nosso quotidiano leva a que o conceito de “Educação ao Longo da Vida” se eleve e adquira maior significação. Também para que as pessoas e as instituições não percam a sua competitividade são necessários um espírito e prática de actualização profissional constantes.


As novas ferramentas informáticas vieram permitir uma generalização do ensino e formação à distância, promovendo um aumento alargado da possibilidade de as pessoas se manterem em constante estado de aprendizagem. Dois outros aspectos que poderão contribuir para tal são o aumento da escolaridade de base e da literacia informática generalizada.

É, ainda, pertinente referir que devemos possuir uma atenção ininterrupta a todos os processos de marginalização e exclusão, de modo a que as novas ferramentas informáticas e multimédia não sulquem, ainda mais, o fosso existente entre os que detêm o conhecimento e aqueles que a ele não podem aceder.

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