domingo, 17 de janeiro de 2010

No mix está a virtude - Misturar suportes para aprender

“Combinar o e-learning com os métodos mais tradicionais de ensino poderá dar uma mistura fantástica. A ela atribui-se a designação de blended learning.”

O conceito blended learning consiste numa solução de aprendizagens que combina o e-learning com as mais diversas formas de aprendizagem convencionais (aulas presenciais, leitura de livros, visitas de estudo, entre outros).

A ideia de que combinar diversos métodos de ensino e recursos de aprendizagens não é a actual e é uma excelente forma de melhorar a prestação dos alunos de um modo geral (qualquer que seja o seu grau de ensino ou tipo de formação).

Numa solução blended learning, o ponto de partida é um método de aprendizagem a distância, que recorre ao e-learning e aproveita o potencial das novas tecnologias para partilhar informação quando e onde o aluno pretender. Este conjuga os mais diversos métodos tradicionais, num mix de formatos, meios e experiências online e presenciais.

A empresa de consultoria em e-learning The e-Learning Centre www.e-learningcentre.co.uk, não tem dúvidas quanto às principais vantagens do blended learnin. Esta afirma que permite combinar um determinado número de soluções adequadas a cada parte envolvida na aprendizagem; a combinação entre formatos mais tradicionais com outros mais recentes apresenta aos formandos novos métodos de ensino; a variedade de instrumentos confere, aos alunos, uma maior estimulação e motivação; e é uma forma de garantir que diferentes estilos de aprendizagemsão satisfeitos por uma única solução que poderá simultaneamente, estimular a prática, a teoria, a exploração a audição a observação, a pesquisa, entre outros aspectos.

Existem estatísticas que vieram comprovar o que, em teoria, é um sucesso. No início do ano de 2003, a empresa de formação empresarial Thomson NETg www.netg.com, realizou um estudo designado “Nova Geração da Aprendizagem Empresarial” com cinco grupos, para os quais foram seleccionados distintos métodos de ensino: um curso e-learning normal, três tipos diferentes de soluções blended e um grupo de controlo, ao qual não foi dada qualquer formação. Concluiu-se que os grupos “blended” foram 27% a 32% mais precisos no desempenho de tarefas, as quais foram finalizadas 41% a 51% mais rapidamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário