"O Mundo da Web é a fonte de eleição da grande maioria dos alunos para as suas pesquisas. Até há quem diga que já não sabem encontrar informação nos livros..."
in A Internet vai à escola - Revista Educarehoje, Edição Especial nº3
Se considerarmos a Internet como um centro de recursos, um computador a ela ligado, não é um simples computador, reúne a soma de todas as memórias interconectadas e a infinidade de acessos. A WWW é a grande mãe de todos os hipertextos, uma biblioteca mundial que disponibiliza diversos textos em formato on-line, o que explica a enchente dos jovens estudantes a este recurso mundial!
Surge assim, outra questão perante as novas tendências, “Será o fim das bibliotecas de papel?” Fazendo referência à ideia de que os hipertextos tornarão obsoletos os manuais e enciclopédias (Umberto Eco, 2003), a nossa reflexão assenta no pressuposto que não é aceitável que se destrua conhecimento. Consideramos que devemos preservar a cultura dos livros, não rejeitando a premissa de que devemos ter um olhar ecológico, com vista a poupar a Natureza do consumismo maciço dos seus recursos.
No artigo evidenciado anteriormente, surge ainda outra questão. Manuel Esperança concorda com a importância deste instrumento de pesquisa, contudo, ressalva para o seguinte facto:
"Na minha opinião há um erro nisto tudo: os alunos deixam de folhear livros. [...] eles esquecem-se que, assim que encontram as informações que desejam, não basta fazer corte-e-cola [...] A rapidez da inovação tem destas coisas... e há-que corrigi-las sob pena de se perderem valores essenciais."
Deixamos em aberto para reflexão esta questão, bastante pertinente na actualidade do mundo virtual - o plágio.
Sem comentários:
Enviar um comentário